O município de Vitória da Conquista obteve reconhecimento de situação de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) devido à estiagem prolongada. A medida foi oficializada pela Portaria nº 2.858, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (19), e se estende também a outras dez cidades em seis estados.

Com o reconhecimento, a Prefeitura pode solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como a distribuição de cestas básicas, água mineral e kits de higiene, além de apoio em obras de recuperação de aguadas e açudes.
De acordo com o coordenador interino da Defesa Civil Municipal, David Ribeiro, o processo envolve as três esferas de governo. O último decreto de estiagem no município foi publicado em 9 de setembro no Diário Oficial do Município. “A cada seis meses, a prefeita deve publicar os decretos municipais de estiagem”, explicou.
A Defesa Civil Municipal vem realizando levantamentos em áreas urbanas e rurais para identificar necessidades. Recentemente, a coordenadora Rosângela Freitas esteve em Salvador em reunião com secretarias estaduais e o 19º Batalhão de Engenharia de Combate, responsável pela Operação Carro-Pipa, para ampliar o apoio às famílias atingidas.
Nesta terça-feira (23), técnicos da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec) visitam comunidades da zona rural para avaliar o decreto e viabilizar novas ajudas. A expectativa é que, com mais recursos federais, a frota de carros-pipa seja ampliada em janeiro, garantindo maior alcance da operação e assistência às localidades mais afetadas.