A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) iniciou, na última quinta-feira (23), uma operação de fiscalização em padarias e panificadoras de Vitória da Conquista, após o aumento no número de denúncias e em razão da grande quantidade de estabelecimentos do setor na cidade.

Até o momento, 15 padarias foram inspecionadas. Destas, seis foram parcialmente interditadas e uma interditada totalmente. A ação resultou ainda na apreensão de cerca de 11 mil pães e outros produtos considerados impróprios para consumo, além da emissão de 15 notificações.
De acordo com o coordenador da Visa, Maico Mares, as condições de produção encontradas em muitos locais estavam fora dos padrões sanitários exigidos, comprometendo diretamente a segurança alimentar da população.
“A ação foi cuidadosamente planejada pela Visa. Infelizmente, os resultados iniciais foram preocupantes. Para mudar esse quadro, é essencial que os empreendedores tenham responsabilidade e que os consumidores também denunciem irregularidades e repensem seus hábitos de consumo”, afirmou.
Nos últimos meses, a Vigilância Sanitária já apreendeu e inutilizou mais de 5 mil quilos de alimentos vencidos, deteriorados ou sem condições de consumo em diferentes estabelecimentos do município. As ações continuarão de forma permanente e com foco na proteção à saúde pública e na garantia de alimentos seguros à população.