A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa causa de um multioperador de uma fábrica de artigos esportivos em Vitória da Conquista. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), o desligamento ocorreu após o funcionário divulgar, no Instagram, vídeos gravados dentro do banheiro da empresa, em dezembro do ano passado, usando o uniforme da companhia.

Em uma das postagens, acompanhada da frase “Como você consegue trabalhar na…”, o teor humorístico foi considerado ofensivo e prejudicial à imagem do empregador. A direção da fábrica ressaltou que o colaborador havia assinado termo proibindo o uso de celulares nas dependências e que o Código de Conduta também vedava gravações sem autorização.
O trabalhador alegou que se tratava apenas de brincadeira. No entanto, o relator do processo na 2ª Turma do TRT-BA, entendeu que as publicações, mesmo com tom humorístico, tinham caráter jocoso e depreciativo, comprometendo a reputação da empresa. Além disso, destacou-se a violação reiterada das normas internas.