Com as temperaturas chegando a 14,5°C em Vitória da Conquista, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) tem reforçado suas ações para proteger a população em situação de vulnerabilidade. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o serviço realiza atendimentos diários, incluindo finais de semana e feriados, das 8h às 20h durante a semana e das 8h às 13h nos fins de semana.

As equipes do Seas têm percorrido pontos estratégicos da cidade, como a Praça Vitor Brito e a Feira do Bairro Brasil, oferecendo acolhimento, distribuindo cobertores e encaminhando pessoas para abrigos como o Pernoite e a Casa do Andarilho. A coordenadora da Proteção Social Especial, Tainá Alves, destacou a importância do trabalho intensificado durante o período de frio: “Buscamos garantir que nenhuma pessoa em situação de rua fique sem atendimento, promovendo acesso a direitos e alternativas seguras durante as noites mais frias”.
Além do atendimento imediato, o Seas encaminha os indivíduos para serviços como o Centro Pop, que oferece alimentação, higiene pessoal e atendimento especializado. Em casos específicos, a equipe articula ações com outros serviços, como o Consultório na Rua, para garantir acesso à saúde. A gerente do Seas, Caren Samantha, explicou que o primeiro contato é crucial para estabelecer vínculos de confiança: “Muitas vezes, são necessárias várias abordagens para que as pessoas se sintam seguras em expressar suas vulnerabilidades”.
O serviço também atua no enfrentamento ao trabalho infantil, encaminhando casos de mendicância ou venda de produtos para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Conselho Tutelar. A população pode colaborar acionando a equipe pelos telefones (77) 3229-3256 ou (77) 98856-3140 para relatar situações de vulnerabilidade.
Fonte: PMVC