Cerca de 200 alunos do projeto Esporte Para Além das Fronteiras receberam suas graduações (mudanças de faixa) neste sábado (12), no Centro Municipal de Educação Prof.ª Edna Gomes Ribeiro, no bairro Panorama, em Vitória da Conquista. A iniciativa é realizada pelo Instituto Irmãos Nogueira em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O ex-lutador de MMA e idealizador do projeto, Rodrigo “Minotauro” Nogueira, destacou a importância do apoio municipal e familiar para o sucesso da ação. “A Prefeitura está engajada desde o início, fornecendo estrutura e materiais. Nosso objetivo é formar cidadãos através dos valores do esporte”, afirmou.
A prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do projeto na formação de jovens. “Além das técnicas esportivas, trabalhamos disciplina, ética e respeito. Vamos expandir para outras escolas, começando pelo bairro Bruno Bacelar”, anunciou.
O secretário de Educação, Edgard Larry, lembrou que o projeto existe desde 2022 e vem se consolidando. “A Smed cede espaços, instrutores e toda a logística para atender alunos da rede municipal”, explicou.

Eric Yan Melo, 14 anos, aluno da Escola Lycia Pedral, comemorou sua evolução após três anos no projeto. “Melhorei minha disciplina, autocontrole e persistência”, disse o jovem, que avançou para faixa laranja no Jiu-Jitsu e kruang amarela no Muay Thai.
Isabelle Santos, 13 anos, da Escola Cláudio Manoel da Costa, também destacou os benefícios. “Adquiri mais respeito, força e aprendizagem”, contou a aluna, que subiu para faixa verde no Muay Thai.

Atualmente, o projeto atende cerca de 300 estudantes de seis escolas municipais no bairro Panorama, combinando práticas esportivas com formação cidadã.
Fonte: PMVC