A Prefeitura de Vitória da Conquista mantém canais abertos para que a população solicite a realização de serviços como limpeza de vias, operação tapa-buracos, troca de luminárias em LED, manutenção de estradas da zona rural e, também, sinalização viária — vertical e horizontal.

Essas solicitações ajudam a gestão municipal a mapear demandas em diferentes regiões da cidade. No caso do trânsito, por exemplo, a comunidade pode pedir a implantação de redutores de velocidade e sinalização por meio da Portaria nº 007/2025, publicada no Diário Oficial em 21 de março. A normativa institui o Índice de Atendimento de Demanda para Sinalização Viária (IADSV), ferramenta que orienta a definição de prioridades e os critérios para atendimento das solicitações (acesse aqui).
Segundo a coordenadora do Simtrans, Fernanda Santos, após o envio do pedido, a própria plataforma realiza um cálculo automático que classifica o nível de urgência como alta, média ou baixa prioridade. Com base nisso, a Secretaria de Mobilidade Urbana envia uma equipe técnica para análise no local.
“É um canal de comunicação que o cidadão pode acessar e fazer sua solicitação de sinalização viária. A planilha já faz o cálculo de prioridade e, caso a demanda seja viável, uma equipe vai ao local para executar o serviço”, explicou Fernanda.
Fonte: PMVC