A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apoiou, na manhã desta sexta-feira (22), uma ação do Ministério Público de Poções (BA) coordenada pela Polícia Civil da Bahia, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico e comércio ilegal de animais silvestres em todo o país.

A operação, batizada de Voo Livre, cumpriu dez mandados de prisão e de busca e apreensão, resultado de uma investigação iniciada após diversas apreensões de aves silvestres pela PRF em locais como Vitória da Conquista (BA) e nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
As apurações revelaram que a região de Poções (BA) funcionava como principal ponto de captura e venda dos animais, muitos deles comercializados rotineiramente na feira livre da cidade. A quadrilha operava com uma estrutura complexa, envolvendo desde capturadores na natureza até transportadores que levavam os animais para grandes centros, como São Paulo, onde eram vendidos por valores muito mais altos.
Durante a operação, os mandados foram cumpridos em Poções, Boa Nova, Iguaí, e nos distritos de Boa Vista (Boa Nova) e Altamira (Iguaí). Os animais resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, responsável por garantir o cuidado e a recuperação das espécies apreendidas.