Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Buckshot em Boa Nova (BA), cumprindo cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de caça ilegal no Parque Nacional e Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova. As investigações, iniciadas em 2025, foram baseadas em levantamentos do ICMBio, que identificaram cinco indivíduos acusados de caçar animais silvestres nas regiões de Pé da Ladeira e Icó, dentro dessas áreas protegidas.

As unidades de conservação têm proteção integral, e atividades como caça são consideradas crimes federais. Os investigados podem responder por caça ilegal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa, com penas que somadas podem chegar a 12 anos de prisão.
Durante as buscas, foram apreendidos carcaças de animais silvestres, carabinas de pressão, pólvora, chumbo e outros materiais usados para caça. Nenhum suspeito foi preso em flagrante. A operação reforça a fiscalização contra crimes ambientais em áreas protegidas, onde a caça ilegal ameaça a biodiversidade local.
Fonte: Blog do Sena