Na manhã desta quinta-feira (17), uma grande operação integrada resultou na prisão de dois líderes do Primeiro Comando de Eunápolis, facção criminosa com vínculos com o Comando Vermelho. A ação, denominada Operação Conexão, ocorreu em Contagem, Minas Gerais, e envolveu cerca de 50 agentes de diferentes órgãos, incluindo o Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco Sul, além da SSP-BA, PF, PMs e PCs da Bahia e de Minas Gerais.

Os alvos dos mandados de prisão temporária, identificados pelas iniciais C.M.C.A. e C.L.B.R., são apontados como responsáveis por ordenar ataques contra agentes públicos, coordenar homicídios e atuar no comando do tráfico de drogas no extremo sul baiano. Durante a abordagem, duas submetralhadoras foram apreendidas. Um dos presos seria responsável pela logística de distribuição de drogas, enquanto o outro seria o principal articulador da facção nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis, com histórico de envolvimento em homicídio qualificado com vítima colateral infantil, em 2019.
A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na coleta de celulares, dispositivos eletrônicos, armas e mais de cem munições. As investigações tiveram início após uma operação anterior, deflagrada em maio deste ano, quando drogas, balanças de precisão, cadernos com anotações e equipamentos de comunicação foram apreendidos. Os suspeitos seguem à disposição da Justiça, e novas fases da operação não estão descartadas. As forças envolvidas destacam que a ação reafirma o compromisso com a segurança pública e o enfrentamento das organizações criminosas que atuam na Bahia e em outros estados.