Na quarta-feira, 26 de março, a Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA) e decretou a prisão preventiva de Jasiane Silva Teixeira, conhecida como ‘Dona Maria’. Considerada uma das principais líderes do tráfico de drogas no estado, ela foi alvo de um mandado emitido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador.

Jasiane, que integra o ‘Baralho do Crime’ da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi presa em janeiro em São Paulo, onde policiais encontraram com ela R$ 66 mil em dinheiro vivo, 10 celulares e documentos contábeis ligados ao narcotráfico. Na ocasião, ela teria tentado destruir provas ao perceber a abordagem. A decisão judicial ordena sua transferência para a Bahia, onde responde a quatro processos por homicídio e tráfico de drogas.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), ‘Dona Maria’ era a responsável pela gestão financeira de uma facção atuante em Vitória da Conquista, controlando o fluxo de caixa e a lavagem de dinheiro da organização. Investigadores descobriram que ela escondia os lucros ilícitos distribuindo valores em contas de terceiros por meio de depósitos fracionados, dificultando o rastreamento pelas autoridades.
A prisão preventiva foi determinada para assegurar a ordem pública e econômica, além de impedir que Jasiane atrapalhe as investigações ou tente fugir da Justiça. Ela havia sido denunciada pelo Gaeco no dia 20 de março por lavagem de dinheiro.