A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS têm a oportunidade de solicitar a devolução de valores descontados indevidamente de seus benefícios nos últimos anos. O processo pode ser realizado através do aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Cerca de 9 milhões de segurados já começaram a receber notificações sobre esses descontos não autorizados realizados por entidades e associações.

O INSS disponibilizou o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” em sua plataforma digital, permitindo que os beneficiários identifiquem quais entidades realizaram os descontos em seus benefícios. Caso sejam detectadas cobranças irregulares, o segurado pode solicitar imediatamente a restituição pelos canais oficiais do instituto. A autarquia alerta, no entanto, que o sistema pode apresentar instabilidades devido ao grande volume de acessos simultâneos.
Para os beneficiários que não possuem acesso ou familiaridade com meios digitais, o governo está em negociação com os Correios para disponibilizar atendimento presencial em agências. O INSS reforça que todo contato oficial será feito exclusivamente através do aplicativo Meu INSS, e orienta os segurados a desconfiarem de ligações ou mensagens suspeitas que solicitem informações pessoais ou dados bancários.
Fonte: Blog do Sena