Policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conduziram, na tarde dessa sexta-feira (31), um homem ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) após denúncia anônima sobre prática de zoofilia e maus-tratos em uma residência localizada no bairro Jurema, em Vitória da Conquista.

A guarnição chegou ao endereço por volta das 16h30, onde encontrou uma cadela com ferimentos e sangramento, em aparente sofrimento. O animal foi resgatado por uma cuidadora e encaminhado para avaliação veterinária e realização de exames.
O responsável pela residência foi levado ao Disep, onde as medidas legais cabíveis estão sendo adotadas. De acordo com a legislação vigente, maus-tratos e zoofilia configuram crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, com pena agravada em casos que envolvem cães ou gatos (Lei nº 14.064/2020).
A Polícia Militar reforça a importância da colaboração popular no combate aos maus-tratos, incentivando o uso do Disque-Denúncia 181, que garante o anonimato. Em situações de flagrante, o acionamento deve ser feito pelo número 190.