A ação faz parte do Seminário Educativo “Regulamentação e Comercialização de Fogos de Artifício”, iniciado no dia 13 de maio, e tem como objetivo orientar os vendedores sobre segurança, normas legais e o uso adequado do espaço público.

O curso, promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, abordou temas como comércio eventual, manuseio seguro de artefatos e legislação vigente. Ao todo, 96 participantes receberam certificados, exigência para a emissão do alvará junto ao setor de Posturas, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Segundo a coordenadora Rosa Freitas, o foco da campanha deste ano é educativo.
“Queremos orientar, e não proibir”, afirmou. “Os vendedores precisam conhecer os riscos e saber como atuar de forma segura, inclusive orientando os consumidores”, completou.
Em Vitória da Conquista, a comercialização está proibida em três locais específicos:
- Centro
- Estação Herzem Gusmão
- Feiras livres
Os comerciantes que atuavam no Centro foram transferidos para o Ceasa, onde há autorização. Contudo, a presença de crianças vendendo ou próximas aos balcões resulta na apreensão imediata dos produtos, mesmo com alvará vigente.
Com mais de 15 anos no ramo, Marcos Lopes Santos, que participou de sua quinta formação, destacou a importância da capacitação:
“Esse curso é essencial. A gente aprende e repassa esse cuidado para quem compra com a gente.”
Esta foi a terceira turma capacitada neste mês. A campanha segue com foco na prevenção de acidentes e cumprimento das normas de segurança.
Fonte: Blog do Anderson